A COOPEND – Cooperativa de Endoscopia do Ceará Ltda. é uma Sociedade Cooperativa que reúne os médicos especializados em Endoscopia Digestiva e Respiratória, tendo ainda como área de atuação a prestação de consultas em Gastroenterologia e Coloproctologia.
A Cooperativa foi fundada em 20 de setembro de 1996, com a participação de quarenta e sete médicos e hoje conta com mais de 370 associados em todo o Estado do Ceará.

A Cooperativa não possui sede própria. Funciona em quatro salas comerciais alugadas, sendo que uma delas pertence à SOBED, situadas em um prédio na av. Santos Dumont, nº 5554, terceiro andar.
A fundamentação legal desta Sociedade baseia-se na Lei 5764-71, denominada Lei do Cooperativismo, que permite que pessoas físicas inclusive profissionais das mais diversas áreas possam prestar seus serviços em sociedade.

A estrutura organizacional da Coopend é constituída pelos seguintes Órgãos Sociais: A DIRETORIA EXECUTIVA que é composta por quatro membros e é responsável pela administração; O CONSELHO TÉCNICO composto de três membros e que trata da admissão de novos cooperados e avalia ocomportamento ético dos Associados; O CONSELHO FISCAL composto de três membros e que fiscaliza as ações da Diretoria Executiva. Para auxiliar a administração, a Diretoria dispõe de onze funcionários e assessorias de informática, contábil e jurídica.

A criação da Coopend foi de fundamental importância para o médico endoscopistado Ceará, pois através dela abriu-se o mercado de trabalho para os jovens médicos, coibiu-se o aviltamento dos honorários médicos, dificultou-se a concorrência desleal, melhorou-se as condições de trabalho médico e os profissionais ficaram protegidos das ações nocivas e escravizantes de algumas empresas mercantilistas e planos de saúde.
No momento a Cooperativa presta serviço a mais de quarenta empresas e planos de saúde, através de contrato para todos os procedimentos endoscópicos inclusive aqueles não relatados na tabela da CBHPM e com baixíssimos índices de glosa.

Hoje a COOPEND é reconhecida pela Sociedade Civil e por todos os segmentos e entidades de saúde do Estado do Ceará como uma empresa compromissada com o bom atendimento à população e com a valorização do trabalho dos médicos associados.